O que caracteriza as empresas é, antes de mais, o seu ‘know how’, o seu conhecimento sobre como fazer as coisas, como atender os clientes, como identificar as suas necessidades, como responder aos desafios da concorrência e demais competências que constituem uma mais-valia para os produtos e serviços oferecidos pela empresa. É um conhecimento que se adquire com a experiência, mas que também, em grande medida, se perde se não for sistematizado e quando os colaboradores saem da empresa, tendo em conta que a rotação de pessoal é também um fator importante. O mesmo acontece com os processos internos: escolher o melhor método de trabalho é também uma forma de melhorar. Esta foi a base para o aparecimento de empresas como a Zapiens Tribe ou a EPC Tracker, com capacidade para recolher grande parte do conhecimento das organizações e facilitar assim a sua conservação e transmissão.
Aurelio Jiménez é COO da Zapiens Tribe. Licenciado em Engenharia Agrónoma pela Universidade Politécnica de Madrid, a sua experiência profissional sempre esteve ligada ao setor digital, na Red2Red, Klass Sata ou na Fundação INCYDE, até integrar a equipa da Zapiens. Completou a sua formação no IE (MBA) e em Harvard (Marketing and Corporate Governance). Por outro lado, Mario Rondán é cofundador e responsável de Estratégia e Inovação na EPC Tracker. Estudou Economia na Universidade de Sevilha e completou a sua formação em Cambridge e na ThePowerMBA. Trabalhou sobretudo em departamentos de marketing, mas já tinha dado provas do seu carácter empresarial, enquanto CEO da Evolucionapp.
Entrevista: José Carlos Rodríguez | Realização: Benjamin Gordon