Déborah Fernández, responsável pelo Google Analytics 360 na Google, explica noções muito básicas para medir e compreender as visitas que chegam ao seu website e ensina-o a retirar conclusões úteis.
O Google Analytics é, desde o início, um dos produtos mais populares da empresa, tanto pela sua utilidade, como pelo seu carácter gratuito. O G.A. permite aos gestores compreender por quem, como e quando os websites são visitados, de que forma respondem à invasão de utilizadores e o que é que estes fazem enquanto navegam na página. Neste contexto, há quatro módulos de relatórios que permitem conhecer exatamente a situação do nosso website na internet.
Assim, os relatórios de público dizem-nos quem são as pessoas que entram na página: a sua distribuição demográfica, geográfica, etc. Não menos importante é saber como chegaram ao nosso website. Trata-se de tráfego orgânico? Chegam através das redes sociais? Chegam em resposta a uma campanha publicitária? Os relatórios de aquisição dão-nos essas respostas. Se quisermos saber se o nosso website responde com eficácia ao que esperamos dele, recorremos aos relatórios de comportamento. Por sua vez, os relatórios de conversão dizem-nos se os visitantes compram o nosso produto e de que forma o fazem.
Tudo isto é complementado pela evolução da página em tempo real e por um novo elemento: a aplicação da inteligência artificial ao Google Analytics, que permite a elaboração de relatórios pertinentes com base em todas as informações que o Google Analytics consegue recolher.
Entrevista: José Carlos Rodríguez
Realização: Aitor Saavedra | Edição: Mikel Agirrezabalaga | Som: Mr Peaks
Produção: Mónica Suárez e Mariel Carrillo | Animação: Marius Cirja e Manu Díaz
Déborah Fernández é jornalista, estudou em Espanha, na Universidade Complutense de Madrid e em Itália, na Universidade de Florença. Desenvolveu a sua carreira em grandes empresas na área de Comunicação. Trabalha para a Google desde 2011, e atualmente lidera o departamento de Google Analytics para o mercado português e espanhol.