O big data proporciona uma vantagem competitiva que permite fidelizar o cliente, conhecendo os seus gostos e adaptando os serviços oferecidos. Mas é preciso distinguir entre dois tipos de dados. Por um lado, temos os dados que as próprias empresas recebem, e por outro, os que podem ser disponibilizados por terceiros. Um dos maiores desafios do big data é utilizar estes dados corretamente, porque ter muitos dados não significa que estes sejam de qualidade. É preciso integrá-los, normalizá-los e “limpá-los”, para lhes dar inteligência e transformá-los em Smart Data, estabelecendo assim conclusões adequadas. Não são apenas as grandes empresas e as organizações públicas que podem tirar partido do big data. Para Sara Pastor é um erro pensar assim uma vez que a obtenção e utilização desses dados de clientes e de operações são agora relativamente simples, o que permitiu democratizar a publicidade digital. Isto faz com que muitas PMEs possam agora dar-se a conhecer ou chegar aos clientes segmentando melhor os seus destinatários e a um custo muito inferior.
Sara Pastor é licenciada em Marketing pela ESADE Business School. Tem ainda um MBA em Marketing Internacional pela Universidade da Florida. Antes de se juntar à Adara, em 2015, trabalhou em diversas plataformas e empresas, como a LivingSocial, Travelzoo ou Cisco Systems.