A cadeia de hotéis NH iniciou um plano de transformação da empresa que passou, necessariamente, pela área digital. Hoje, o Diretor de Operações da empresa, Rufino Pérez, refere um dos objetivos alcançados: “Estamos agora num patamar único da indústria, que é o de termos os mesmos sistemas, as mesmas aplicações para todos os hotéis da nossa cadeia.” E são mais de 400, em 30 países.
A integração dos sistemas permite reunir a informação relevante para a gestão do hotel (recursos humanos, compras e vendas) ou o registo das preferências dos clientes em tempo real. Permite ainda aos gestores controlarem a situação do hotel e as suas necessidades a partir de um telemóvel ou de um tablet.
A empresa pretende melhorar a experiência do cliente potenciando o website, que permite tanto o check-in como o check-out online (sem passar pela receção), e a seleção do quarto de uma forma analógica, à semelhança do que é possível fazer com os lugares de avião. A NH desenvolveu também uma aplicação de ‘preço aberto’ que permite rever as tarifas a cada 30 minutos e ajustá-las à situação de oferta e procura do momento.
Rufino Pérez trabalha no setor hoteleiro há 20 anos. Dentro do grupo NH, já ocupou cargos como Diretor Comercial Geral ou Diretor de Negócios de Espanha, Portugal e Andorra.